Dirigível em ação promocional para o São Paulo FC cai na região metropolitana de São Paulo.
- Evolution
- 25 de set. de 2024
- 3 min de leitura
O aparelho fazia um teste para uma ação que aconteceria na noite desta quarta, antes de um jogo pela Copa Libertadores.
Um dirigível contratado para uma ação do São Paulo Futebol Clube caiu, no início da tarde desta quarta-feira 25, em Osasco, na região metropolitana da capital paulista. Uma pessoa ficou levemente ferida.
A queda foi registrada por volta das 12h06, segundo o Corpo de Bombeiros. Três equipes de resgate foram acionadas no local, além de profissionais da Enel e da Defesa Civil..
Imagens mostram o dirigível caindo sobre casas no bairro Veloso. Uma pessoa que estava na cabine foi socorrida com ferimentos leves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.
Em nota, o São Paulo Futebol Clube lamentou o episódio e informou que o dirigível foi contratado para fazer uma ação antes do jogo desta noite contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa Libertadores.
De acordo com o clube, o aparelho fazia um teste para o sobrevoo noturno, previamente autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Também em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram acionados para realizar a coleta de dados.
Entre os objetivos da coleta estão a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave e o levantamento de outras informações necessárias à investigação, segundo o órgão.
Duas pessoas estavam no dirigível e uma foi socorrida com ferimentos leves pelo Samu. O piloto era o comandante Charles Chueiri.
Por volta das 12h de hoje, o dirigível prefixo PR-ZAD, de propriedade da Airship do Brasil, sofreu um acidente na região de Osasco, São Paulo. A equipe da Airship está no local e prestando todo o suporte necessário. O comandante e o passageiro a bordo foram socorridos e passam bem. Mais informações serão fornecidas à medida que os fatos forem apurados.
O dirigível, modelo ADB 3-3, tem 49 m de comprimento e 17m de altura, podendo chegar a 85 km/h e com espaço para seis tripulantes — um piloto e até outros cinco ocupantes. Ele é da empresa Airship do Brasil, com matrícula PR-ZAD, possui capacidade de carga de cerca de uma tonelada e peso máximo de decolagem e pouso de 4.034 kg.
O UOL apurou que o dirigível fazia parte de uma ação contratada pelo São Paulo no dia do jogo de volta das quartas de final contra o Botafogo. A partida será disputada às 21h30, no Morumbi — o jogo de ida, no Rio, terminou empatado por 0 a 0. A aeronave leva as mensagens "Torcida que conduz" e "Vamos, São Paulo", uma em cada lado
O que o São Paulo disse
O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos.
Na Coleta de Dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Comments